sexta-feira, 16 de junho de 2017

Diferenças entre desistência voluntária, arrependimento eficaz e arrependimento posterior

Resultado de imagem para arrependimento
Boa tarde, pessoal. Voltei aqui para publicar um artigo bastante simples, não obstante também um pouco útil, principalmente, para os que estão começando agora a vida de Operadores do Direito, que é o meu caso também.

Tratarei sobre três temas do Código Penal que acarretam dúvidas para tanto aos estudantes que irão prestar o exame de ordem, para concurso público que abranja o direito penal ou até mesmo na vida de graduando no referido curso. Temas como Arrependimento Eficaz e Arrependimento Posterior pode, caso não tenha o domínio sobre os mesmos, trazer dúvidas que na maioria das vezes são cruéis e que na hora H pode deixar na mão qualquer um. Pois vamos lá.

Desistência Voluntária: elencada no art. 15 do CP, a mesma traz algumas relevâncias para que a caracterize, são elas:

O agente já INICIOU OS FATOS;
Interrompe esses fatos por VONTADE PRÓPRIA;
IMPEDE A CONSUMAÇÃO dos fatos;
Responde pelos crimes JÁ PRATICADOS.
Ex.: Eu quero matar alguém. Daí eu capturo a vítima, amarro-a, após o acontecido eu desisto do crime por vontade própria e solto-a em algum lugar.

Responderei pelo crime? Sim, mas não por tentativa de homicídio e sim pelo crime que apenas aconteceu.

Arrependimento Eficaz: também está elencado no art. 15 do CP, mas a diferença precípua seria o tempo que o agente age para que esse instituto seja caracterizado. Vejamos que a Desistência se caracteriza quando os fatos já se iniciaram, porém esses fatos não se findaram. O caso o Arrependimento Eficaz é que: ''Pode se arrepender de algo que não se fez ou que não terminou de fazer? Não, né. Só se arrepende de algo que a gente faz e não do que está fazendo ou que ainda vai fazer". Pois bem, são essas as características:

O agente já FINDOU OS FATOS;
Interrompe por VONTADE PRÓPRIA;
IMPEDE A CONSUMAÇÃO dos fatos;
Responde pelos crimes JÁ PRATICADOS.
Ex: Quero matar alguém. Atirei na pessoa pretendida, após o tiro eu socorro a vítima e a levo para o hospital, onde, pelo o meu socorro, a vítima não chega a morrer.

Haverá crime? Sim, mas não há tentativa de homicídio, e sim lesão corporal.

OBS: Deve-se atentar que esses dois institutos supramencionados IMPEDE A CONSUMAÇÃO do fato.

Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.

Arrependimento Posterior: Esse instituto requer alguns cuidados e atenções para a sua observância na hora de fazer questões. Nada de complicado, apenas possui características discrepadas dos institutos já visto. O mesmo encontra-se elencado no art. 16 do CP e traz algumas peculiaridades. Onde haverá a consumação do crime, assim podendo-se obter o abrandamento da pena pelo magistrado caso haja os requisitos de sua caracterização, são eles:

O agente já CONSUMOU O CRIME;
REPAROU O DANO OU RESTITUIU A COISA antes da DENUNCIA OU QUEIXA;
restituir a coisa de FORMA INTEGRAL;
Não existir VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA para a consumação do delito;
Caso haja esses requisitos, o magistrado terá que reduzir a pena de 1/3 a 2/3, mas nunca eliminar a pena. A coisa restituída, caso haja, deve ser de forma integral, nunca em partes.

Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços.

Atenção 1! O STJ e o STF, por meio de jurisprudência, pacificou entendimento de que havendo CONCURSO DE AGENTES, mesmo se apenas uma dessas pessoas cumprir esses requisitos indispensáveis haverá a redução de pena caracterizando tal instituto, sendo ampliado para todos os agentes envolvidos. Isso mesmo, o Arrependimento Posterior se estenderá para todos os envolvidos no crime.

Atenção 2! O STJ entendeu que PESSOA ALHEIA DO CRIME (uma terceiro), cumprindo as exigências dos requisitos, também poderá ser caracterizado ao referido instituto.

Boa tarde e bons estudos!

Fonte: JusBrasil
Publicado por Marcos Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário