Primeiramente, calma. Nós temos a máquina mais poderosa do mundo: O cérbero.
Segundo, todos podem ter sim capacidade de aprender um conteúdo que parece ser impossível de se aprender, mesmo para os "cabeça-duras". Vamos aos pontos:
- Resistir às "tentações": Antes de começar, você deve resistir à algumas coisas que te prendem, como internet, televisão, jogos, ou até mesmo, a preguiça de estudar. Acredite em mim, se você der o primeiro passo, mesmo com preguiça de estudar, e começar a estudar, não vai achar que foi todo aquele bicho de sete cabeças.
Se você ver que a TV, Internet etc, vão te atrapalhar, é melhor nem ligar a TV ou o Computador. Faça o que tiver de fazer (serviços de casa, ir ao banco etc) e vá abrir um livro, caderno, apostila. - O começo: Depois de ter resistido às tentações, esqueça-se dos problemas. Esqueça as cenas dos filmes que gosta, da novela, do seu time do coração, do que seu amigo falou, ou seja lá o que for que estiver pensando que possa atrapalhá-lo a estudar.
- Leia atentamente o que vai estudar: Leia atentamente. Não leia apenas por ler, foque-se nas palavras e no contexto. Se não entender, leia novamente até entender.
- Estimule a imaginação: Conforme for lendo o conteúdo, imagine tudo o que estiver disposto no texto. Por exemplo: "A Holanda situa-se na Europa, e em um nível atém mesmo abaixo do mar, em alguns locais." A partir dessa afirmação, imagine todo o processo, imagine a Europa no mapa, a Holanda, e imagine um país onde até mesmo pode ser inundado pela água, por ser baixo.
- Questione-se, faça perguntas: Seja curioso! Interesse-se pelo assunto e faça perguntas a si mesmo. "Mas e se a água inundar a Holanda?" "Mas qual será o produto mais importante da Holanda economicamente?". Essa ação, estimula o raciocínio, o cérebro.
- Não estude por causa das provas!: Ãnh? Como assim? Você ficou louco? Calma! Se você estudar somente pensando nas provas, certamente ficará nervoso, ansioso e aprenderá menos do que realmente você poderia ter aprendido. Pense assim: "Estou estudando porque gosto, porque é importante eu saber esse assunto, pois vou conversar sobre ele com meus amigos."
- Relembre, não deixe cair no esquecimento: Durante o dia, relembre o que estudou. Se estiver na fila de um banco, lembre-se do que estudou e comece a imaginar novamente o assunto e converse consigo mesmo pelo pensamento.
Ariel Lisboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário