quinta-feira, 16 de abril de 2015

7 vantagens de trabalhar como advogado autônomo

O advogado autônomo é aquele que desempenha seu trabalho sem vínculo empregatício com nenhum escritório de advocacia ou empresa. A ideia pode parecer intimidante em uma época quando a maioria das pessoas busca estabilidade do emprego e até pensa em fazer concursos públicos.

Porém, existem diversas vantagens em ter ampla autonomia na sua atuação jurídica e maior domínio de sua própria carreira. Assim, produzimos este post pra você descobrir algumas vantagens de trabalhar como advogado autônomo. Confira e melhore suas oportunidades na carreira jurídica!

Consiga experiências em diversas áreas jurídicas

O advogado autônomo vai rapidamente ser exposto a uma variedade enorme de disciplinas e áreas de atuação, tendo que aprender a lidar com cada um dos contextos apresentados. Isso quer dizer que, se você optar por este caminho, vai poder explorar diversas novas áreas do Direito. Futuramente, essa experiência poderá ser extremamente benéfica para o desenvolvimento e especialização de sua carreira.

Desenvolva habilidades variadas

Como o advogado autônomo constantemente tem que aprender coisas novas, vai ser possível conquistar mais confiança sobre seu trabalho e melhorar rapidamente seu currículo. Além das habilidades jurídicas práticas, vai se deparar com o imperativo de se instruir sobre demandas de rede de relacionamentos e desenvolvimento de negócios.

Obtenha diferentes fontes de renda

Como advogado autônomo, é possível trabalhar com os próprios clientes ou a partir de parcerias com outros advogados e escritórios, por exemplo. Neste caso, você faria o trabalho que aquele grupo de patronos está ocupado demais para realizar ou não possuem os conhecimentos que você já possui para cumprir bem tais questões jurídicas.

Aprenda a gerir um empreendimento

É essencial que um profissional autônomo saiba como cuidar de sua gestão financeira. É possível contar com a ajuda de softwares de controle de fluxo de caixa e gestão ou com a assessoria de empresas do ramo, no início ou de forma permanente. O advogado deve conferir, de maneira adequada e precisa, as previsões de receita e os registros de despesas de seu negócio.

Tenha mais domínio de seu tempo

Não é necessário, por exemplo, que o advogado autônomo trabalhe todos os dias nos horários mais ou menos padronizados. Há mais liberdade para que, eventualmente, possa começar suas tarefas mais tarde ou que leve trabalho para casa à noite, de acordo com o seu planejamento.

Trabalhe de qualquer lugar

Outro ponto a favor é que, fora os dias de reuniões com clientes ou outros compromissos, o advogado poderá fazer peças processuais e cumprir demais afazeres — que não exijam que faça diligências no fórum ou afins — da própria residência, por exemplo. Há muito mais abertura para aproveitar diferentes espaços de trabalho, e soluções tecnológicas como esta, além de aplicativos e mobilidade.

Planeje melhor seus momentos de descanso

O profissional que trabalha por conta própria também é capaz de esquematizar os momentos de férias e viagens sem que precise dar satisfações para algum superior hierárquico ou ajustar seus dias conforme a operacionalidade de uma empresa ou escritório. É claro que ele deverá, a depender da ocasião, ter um ou mais parceiros jurídicos para dar cobertura aos clientes no período em que vai ficar ausente, mas isso não é nada difícil no meio advocatício.

Os advogados podem trabalhar em sociedades de advocacia, empresas, de forma associada ou fornecendo assessoria jurídica. Mas a advocacia autônoma pode ser uma ótima experiência para quem está começando na carreira ou deseja ter mais liberdade de atuação nas questões e demandas jurídicas dos clientes. E você, já pensou em trabalhar como advogado autônomo? Quais são suas projeções nesse caminho? Comente e compartilhe conosco a sua opinião!


Nenhum comentário:

Postar um comentário