domingo, 12 de abril de 2015

Servidor público tem direito de greve?


O art. 37, inciso VII da Constituição Federal de 1988 estabelece que: o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.

Analisando o texto, nota-se que é garantido o direito em si. O grande problema é que a lei específica que deveria estipular a forma como tal greve funcionaria, embora quase trinta anos após a promulgação da Constituição, ainda não existe.

Portanto, tendo em vista que o direito de greve é um direito fundamental, reconhecido no artigo 9° da CF/88 (É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender) e considerando os inúmeros mandados de injunções impetrados, o Poder Judiciário não poderia ficar à mercê da inércia do Poder Legislativo nesse sentido.

Logo, visando efetivar tal direito, o Supremo Tribunal Federal determinou que, enquanto não for editada a lei específica regulamentando a greve no serviço público, deve ser aplicada a Lei n° 7.783/89, que dispõe sobre o exercício do direito de greve na iniciativa privada.

Curta nossa página no facebook!

Matéria elaborada por Michael Lucas Coutinho Duarte
Acadêmico do sexto período de Direito do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná
GASPARINI, Diogenes. Direito Administrativo. 16ª Edição. São Paulo: Saraiva 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário